Send As SMS

sexta-feira, julho 27, 2007

La vergüenza

O telefone tocou aqui na agência e como todos trabalham autistas com gigantes fones de ouvido, atendi todo solícito.

_Vêmaiszeam, boa tarde.

Eis que uma voz embaralhada surge. De pronto identifiquei uma espécie de dialeto latino e de início fiquei um pouco encabulado. Mentira, claro. Eu lá fico encabulado com algo?

Oba, uma ótima oportunidade para treinar meu já capenga espanhol – pensei.

Danei a falar um diabo de idioma tão canastrão que me senti um contrabandista paraguaio legítimo. Mas julguei satisfatório até. Milênios sem falar catibiriba de espanhol.

Entendi que era para Renata. E não podia ser para outra pessoa. Ela é a mulher mais cheia de contato com estrangeiro que eu conheço. É uma italianada, espanholada, argentinada...uma coisa! Uma verdadeira babel dentro dessa agência!

Passei o telefone para ela todo orgulhoso, com o sentimento de missão cumprida. Me comunicara com o moço em espanhol e agora, dignamente, passava a bola para que ela se virasse. Ainda fiz sinal de que se precisasse de algum esclarecimento, eu estaria à disposição.

Arrasei – concluí todo proza.

Achei um pouco estranho que ela estivesse se comunicando em português, mas nem todo mundo tem essa minha versatilidade, não é mesmo? Preferi pensar que o homem estaria em franco processo de aprendizagem de nossa língua e havia exigido que fosse assim.

Ao desligar, a maldita me fala com maior desfaçatez possível que o tal bofe era o seu amigo português que mora no Canadá e está vindo para o Brasil. E por que cargas d´água ela não me disse antes?

Maldição. Deixou-me achar que estava arrasando no espanhol. O maldito do gajo devia estar se acabando de rir da minha cara enquanto comia um pastel de santa clara.

Como é esse lance de globalização, né menina? O português mora no Canadá e liga para o Brasil para falar com sua amiga. Um otário atende sem nenhuma noção de nada nessa vida e fala com ele em espanhol.
É oficial, agora eu pago mico também em outras línguas.

Vou ouvir Shakira e desejar não ter nascido.