Send As SMS

domingo, novembro 26, 2006

Lipe, o engajado

Nem só de humor vive o blogueiro.

Ainda me assusto com os relatos de amigos, pessoas da minha faixa etária e com mesmo nível sócio-cultural, sobre sexo sem camisinha. Ainda me choca o fato de alguns, melhor dizer muitos, acharem que as coisas só acontecem com os outros.

Porém o que me indigna mesmo é a disseminação de um vírus muito mais letal do que o HIV, a ignorância. Ela é a base de todo preconceito e este, mata muito mais do que a aids ou qualquer doença. Mata pessoas de outra cor, religião, opção sexual. Ele destrói as chances de convivência harmônica entre as pessoas e dilacera o que poderia ser um rico intercâmbio entre as diferenças.

Esses dias, sentado em um café enquanto esperava por um cliente de freela, ouvi duas meninas conversando na mesa ao lado. Meninas bonitas, simpáticas, modernosas, alegres com seus cabelos balaiagiados e balangandãs da moda pendurados. O assunto evoluiu do filme Cazuza (que a Globo apresentara no dia anterior) para um rapaz na faculdade que era supostamente portador do HIV.

Não conseguiria reproduzir aqui, com riqueza de detalhes como é de costume, as baboseiras surreais que ouvi aquela tarde. Uma das meninas não senta nas cadeiras utilizadas pelo moço e a outra mantém distância para o caso dele tossir ou espirrar. As portadoras do SNCL (Sem Neurônios com Cabelo Loiro) não entendiam ainda sua aparência saudável e revoltadíssimas falaram sobre a pena que sentiam da garota que havia dado uns pegas no cara no primeiro período. “Ele já devia saber, mas fez de sacanagem” – concordaram.

Para não assassinar nenhuma delas com o perigoso Ice Tea Light de Pêssego que eu ingeria, me levantei e fui embora. Sim, porque para que serve uma latinha de Ice Tea se ela não pode virar uma arma letal cortante para sangrar a garganta de gente podre? Ein?

Nesse dia 1° de dezembro irão acontecer diversos eventos, palestras, matérias jornalísticas, peças de teatro, filmes, propagandas e milhares de coisas sobre Aids. Nenhuma delas vai surtir efeito algum se as pessoas não saírem do estado cômodo de inércia mental sobre o assunto. Nada vai acontecer se você continuar fingindo que não é contigo, que é um problema da África, ou dos gays, dos promíscuos (seja lá qual for a definição disso para você). É para isso que esse dia serve. É o dia de extirpar comportamentos como o das duas monstrinhas sociais.

Informe-se e não deixe que a sua realidade maravilhosa onde a Aids é um possibilidade remota destrua a chance de construção de uma realidade também maravilhosa para quem é portador do vírus.
:o)

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lipe,
Arrasaste, amigo, como de usual!!
Realmente é assustador que hoje em dia ainda se tenha uma visão tão deturpada do HIV. Você observou bem que não é privilégio da doença, o preconceito e a ignorância são os mais letais vírus, a partir dele todo o resto se dissemina - e rápido. E esses vírus não se pegam pelo ar, pelo contato com fluídos ou coisa parecida. É uma pseudo-acefalia crônica que parece arrasar toda a geração-entropia, aqueles que têm acesso ao maior volume de informação da história e se nivelam por tão baixo. Pena.

Como vc também vislumbro que o 1º de dezembro seja o símbolo de um interesse de compreensão, de saída da confortável acomodação dos preconceitos emprestados de terceiros por outros que sejam fruto de uma boa reflexão pessoal.

Um beijooo grandeee!!!!

3:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

concordo com tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo tudo.

4:23 PM  
Blogger Rafa said...

Lindo, não sei o q aconteceu, mas acabei de perder um comentário imenso q tinha escrito p vc!!! :-(

Vou tentar escrever parecido...

Como sempre arrasando, só q hj foi fora do comum, pois vc mexeu c toda minha sensibilidade e conseguiu me comover, me deixando totalmente emocionada...

Parando p analisar, em que mundo nós estamos??? Que país é esse??? Como existem ainda pessoas totalmente ignorantes, sem um pingo de amor ao próximo e o pior, nem informação alguma??? Não consigo me conformar com isso...a cada dia fico mais abismada com essa mentalidade banal de muitos seres humanos...pessoas sem compreensão, sem noção do q é a realidade da vida!!!

Amigo, vc tá de parabéns!!!

Beijão.

9:33 AM  
Blogger Unknown said...

Lipe,
vc tem o poder incrível de me deixar sem palavras. Preciso dizer alguma coisa? Vc já disse tudo. Está na hora das pessoas saírem desse limbo que é o preconceito e seguiram para algo mto melhor, que é o momento de despir-se de preconceitos idiotas e infundados.
Enfim, apoiadíssimo!!!
Me orgulho de conhecer alguém como vc!
Bjs lindo!

9:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

O que mais me assusta é que, de acordo com o seu relato, se tratam de duas estudantes universitárias bem alimentadas e comidas. Fossem dois indigentes quaisquer a gente entenderia tamanha falta de informação. Triste constatar que mtas faculdades estão formando marionetes para ligar e desligar computadores.

Informação tá brega, alienação é o que há!

:o(

12:25 AM  
Blogger Cecília said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:59 AM  
Blogger Cecília said...

Já se vão quase dez anos desde que meu tio querido morreu. Eu tinha medo dele quando era criança, depois que eu cresci ele era tudo o que eu queria ser: independente, bem resolvido, morador da cidade grande, festeiro, lindo, feliz. Mas a AIDS não é coisa só da família do vizinho, também foi da minha. E ele foi morar lá em casa pra minha mãe tomar conta quando a coisa ficou crítica. E eu lembro que uma amiga minha nunca mais apareceu, nem a mãe dela pra conversar com a minha. Lembro mesmo, porque era a minha única amiga no prédio durante a adolescência anti-social que tive.

Mas chega de divagar. Preconceito é uma merda ainda que eu não continue contando a história.

10:01 AM  
Blogger Canutinho said...

Eu tenho um tio portador do vírus, convivo com ele sempre... ele chegou a morar lá em casa por uns tempos qndo ele ficou na merda... eu até hj não entendo o preconceito que as pessoas tem. Provavelmente, essas 2 meninas tem acesso a toda e qualquer informação sobre o vírus e sabem que não pega por saliva ou sentar no mesmo banco ou simplesmente respirar o mesmo ar que um soro positivo. Não dá pra entender como em pleno séc. 21 as pessoas ainda tenham esse preconceito, ridículo.
Ignorância é mesmo o mal do homem... gostei muito desse post que vc fez...
Beijocas

2:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lipe linnnnnnnnnnnnndo!!!!
Ameiiiiii
Onde se fabricam os lipes?? hehe
Vale lembrar: NO condon? No SEX!!!!
Bjinhu

11:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

O pior ignorante não é aquele que admite não saber, mas quem se acha o mais certo, inteligente... Elas se acham o máximo agindo dessa forma; uma pena. Beijos.

6:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hello. Good day
Who listens to what music?
I Love songs Justin Timberlake and Paris Hilton

7:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Interesting site! Good stuff, good resources here. Nice site. All the best!
- www.blogger.com t
samsung ringtone
motorola ringtone
sony ericsson ringtone
nokia ringtone

2:57 PM  

Postar um comentário

<< Home