Send As SMS

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Dos meus traumas infantis

Essa época do ano é um pouco traumática para mim. Fazer aniversário quase junto com Jesus é uma concorrência um pouco desleal, especialmente quando você é apenas uma criança que carece de um pouco de atenção exclusiva. E, claro, Jesus não tem lá muito que ver com isso, mas o capitalismo cismou de fazer todo mundo ganhar presente no aniversário dele. Consequentemente, no meu. Merda.

Sair para brincar com meus presentes de aniversário nunca teve muita graça. Como eu iria ser motivo de inveja entre meus amiguinhos (poucos, é bem verdade), se todos também haviam ganhado presente? Conseguir prestígio e aceitação no grupo social ficava bem complicado. Claro, ser gordinho, usar óculos, desenhar e carregar livros para todo canto não ajudava muito também.

(Sociopata é a mãe!)

Para piorar, eu e Jesus não éramos os únicos aniversariantes do mês. Meu irmão faz anos apenas uma semana antes de mim e nosso primo-irmão (por ser filho único e regular a idade, ele fora praticamente criado com a gente) também tem sua data cerca de dez dias depois da minha.

Não preciso nem ressaltar que todos ganhávamos os temidos presentes combo: Natal e aniversário junto. E tinha todo aquele mito construído em torno do presente "bom". "To te dando um presente melhorzinho porque é de Natal e aniversário, tá?" – todos falavam enquanto o ódio transbordava em meu pequeno coraçãozinho varonil. Fato é que passávamos o ano todo esperando aquela fantástica ampliação mitológica do conceito de presente. Tolinhos!

Dentre as várias ocasiões desesperadamente traumáticas, como celebrações conjuntas com meu irmão, repetidas festas com decoração natalina, um animador de festa vestido de papai-noel e a música “Então é Natal” da Simone na hora de cortar o bolo, lembro-me de uma em especial.

Era um Natal pouco antes da era videogame pasteurizar nossos presentes. Papai chegou com duas caixas. Uma delas era gigante e a outra menorzinha. Algo holístico no fundo do meu coração infantil dizia que a maldita caixa pequena seria minha.

(Batata!)

Meu irmão ganhou um caça fantástico dos Comandos em Ação. Sumpimpa mesmo. A aeronave era o sonho de 10 entre 10 meninos na época, inclusive o meu. Muito legal. Já eu ganhei um humilde submarino que vinha acompanhado de um boneco meio gordo com roupa de mergulho.

Mamãe, ao ver que a decepção brotava em minha face, tentou inutilmente me convencer de que a porra do submarino era muito mais poderoso do que o aviaozão. O discurso dela perdia um pouco em credibilidade porque meu irmão insistia em dar vôos rasantes sobre minha cabeça emitindo sons supersônicos e possantes de seu caça.

Não sei se foi o destino ou um plano secreto de minha família inteira para me desestabilizar, mas não é que meu primo também ganhou o maldito caça?

Corta para a varanda lá de casa. Preto e Branco, por favor, por se tratar de um flashback. Me puseram sentado e entre minhas pernocas gordinhas colocaram uma incrivelmente divertida bacia verde com água até a boca. Enquanto meu irmão e meu primo travavam batalhas aéreas antológicas, eu desfrutava de ótimos momentos empurrando meu submarino até o fundo da bacia e observando-o vir à tona lentamente. E assim o fiz várias vezes. Vou detalhar todo o processo: com o indicador eu empurrava a tranqueira até o fundo. Depois, esperava subir...E de novo... Outra vez...De novo.

Titia sempre vinha até a varanda com seu ar normativo e repreendia a barulheira dos meninos. Por vezes ela passava por mim e se agachava para dizer algo relevante como: olha, a nave do Felipe faz bolhinhas de ar quando desce na água! Que legal! – apertava minhas bochechas, já rosadas naquela época, e ia embora.

Cansado do isolamento imposto por minha condição aquática, volta e meia eu levantava vôo com meu submarino e me encaixava na brincadeira. Mas prontamente era rechaçado por não ter o direito de voar e me apontavam a bacia como sendo meu lugar. Éramos crianças muito literais e submarinos não voavam, nem mesmo os russos.

Mas não sintam pena. Volta e meia eles se recordavam de mim na bacia e atiravam mísseis poderosos. Pouco adiantava submergir, uma vez que alegavam que seus mísseis tinham efeito teleguiado mesmo debaixo d´água.

Desde então me convenci que seria melhor desenhar e fazer colagens legais com pedaços das revistas que papai comprava aos domingos. O mundo não era divertido o bastante para um gordinho e seu submarino.
:o)

8 Comments:

Blogger Luiza Lima said...

Meu priminho faz dia 27/12... coitado pra ele!
É uma festa só!
Ele reclama, mas não tem outro jeito... ja nasceu mesmo...

bjs

6:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahahaah!!!
q isso! descobri seu blog agora e gostei muito!!
já adicionei aos meus favoritos!
um beijo!!

8:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

amigo, é por isso que a gente se dá tão bem. também sofro do mal de ganhar um único presente, lembra?

enfim. mas como eu só pedia lego e playmobil mesmo, não fazia muita diferença. o presente era sempre o que eu queria. pelo menos, valia a pena.

beijo

3:13 PM  
Blogger Mineiras, Uai! said...

Ei! Seus textos são ótimos. Sempre dou uma passada aqui, mas nunca comentei antes, por falta de tempo! Encontei seu blog entre os indicados pela Brena (até onde vai) e desde então sou sua leitora assídua. Aproveito para desejar Feliz Natal e Feliz Aniversário, rsrsrs.
Bjs
Bela

10:53 AM  
Blogger Cecília said...

Acho que o pior de tudo é a música da Simone. Meu Deus. E isso me faz lembrar que a esposa do meu pai tem adoração por aquele CD de Natal e "Então é Natal" e suas companheiras de bolachinha tocarão infinitas vezes, dias 24 e 25, como em todos os outros anos, aconteça o que acontecer.

Socorro.

7:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

A essas alturas, não sei se seu aniversário já passou, mas deixo um beijo grande e votos de Feliz Aniversário e ótimo Natal. obs. Alguns amigos meus fazem aniversário em dezembro e sempre dou dois presentes; pena que a gente não se conheceu antes! =)

5:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

hauahaaa ai meu deus, tadinho!
o filho da minha vizinha faz aniversário bem no dia das crianças, tbm ganha presente combo, e deve odiar tbm
deve ser um saco, rsssss
deviam proibir as crianças de nascerem em datas *presenteáveis

adorei seu blog e a forma que vc escreve
nota 10 - parabéns

10:51 AM  
Blogger Unknown said...

Lindoooooo
lindoooooo
lindoooooo
vc pode até ter milhões de traumas, mas é um arraso!
Bjs e saudades
Ps. Chopp de despedida de 2006 na sexta,vamos???

11:53 AM  

Postar um comentário

<< Home